Sobre a Revista

      ISSN 2182-8040

 

A estrema: revista interdisciplinar de humanidades é uma revista digital e de livre acesso do Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) que visa proporcionar uma plataforma de publicação, divulgação e debate académicos a todos os alunos do ensino superior nacional ou estrangeiro, bem como de outros autores e investigadores interessados. A interdisciplinaridade coloca a estrema nas intersecções e limiares das Humanidades, onde novas fronteiras científicas emergem através da metodologia comparatista. Assim, serão admitidos trabalhos que tratem de temas e/ou objectos culturais ou artísticos que estejam em diálogo com as Humanidades. Todos os artigos publicados são sujeitos a um processo de dupla arbitragem científica anónima por pares.

 

Periodicidade

A estrema publica um número por ano. Ocasionalmente, a Equipa Editorial poderá contemplar um número extraordinário.

 

Secções e Política Editorial

A estrema compreende a publicação ordinária de artigos e recensões críticas, podendo abrir o seu escopo à inclusão de entrevistas, traduções e/ou outros elementos de modo excepcional e quando aplicável aos propósitos editoriais de um determinado número. Cada número da revista está afecto a uma chamada para trabalhos própria, onde serão detalhados o enquadramento temático e o âmbito das submissões.

Assim, serão considerados artigos de qualquer aluno do ensino superior nacional ou estrangeiro, bem como de outros autores e investigadores interessados, se inseridos em qualquer uma das áreas científicas correspondentes ao currículo actual da FLUL. Em conformidade com a natureza interdisciplinar e comparatista da revista, serão considerados ainda artigos que reflictam sobre objetos culturais, artísticos ou textuais, das seguintes áreas do saber: Antropologia, Ciências da Educação, Ciências Médicas, Ciências Musicais, Ciências Políticas, Direito, Economia, Geografia, Psicanálise, Psicologia, Sociologia, Teologia, Estudos de Género, Geocrítica e Ecocrítica e áreas adjacentes, entre outras. A estrema aceita submissões apenas enquanto decorre(m) a(s) sua(s) chamada(s) para trabalhos. Todas as submissões que não respeitem as normas de formatação e/ou sejam efectuadas fora do âmbito de uma chamada para trabalhos não serão aceites.

 

Política de Publicação e Acesso Aberto

A estrema é uma revista publicada em acesso aberto, o que significa que todos os conteúdos são disponibilizados sem custos para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores podem ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e criar hiperligações para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim permitido por lei, sem necessidade de autorização prévia dos editores ou do(s) autor(es), conforme o estipulado pela Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0). É obrigatória a atribuição clara e inequívoca do crédito autoral e editorial.

A estrema é uma revista exclusivamente digital, sujeita a um regime de acesso aberto e sem quaisquer taxas de publicação para os autores. Assim, todo o seu conteúdo é disponibilizado, de modo imediato e gratuito, a todos os utilizadores. Os autores detêm os direitos autorais e de publicação, sem restrições. Os autores poderão, ainda, incluir qualquer versão dos seus textos em qualquer repositório, website pessoal, entre outros, desde que seja indicado explicitamente o local de publicação original e somente após a publicação oficial do texto na revista.

 

Ética de Publicação e Política Anti-Plágio

A estrema procura que as suas actividades se encontrem de acordo com todos os protocolos e recomendações propostos pelo Committee on Publication Ethics – COPE. Contudo, sendo esta uma revista de jovens investigadores, todas e quaisquer infracções éticas, das quais destacamos o plágio em todas as suas formas, serão investigadas e solucionadas a par com o Coordenador das Publicações Periódicas do CEComp.

Todas as submissões aceites para avaliação por pares serão sujeitas a um processo de detecção de plágios, através do recurso ao programa Urkund/Ouriginal. Não obstante, a Equipa Editorial da estrema solicita que quaisquer possíveis infracções detectadas pelos seus utilizadores sejam comunicadas com a maior brevidade possível, através do seguinte e-mail: estrema.cecomp@letras.ulisboa.pt.

 

Política de Arquivo e Preservação

A estrema está inserida na rede PKP Preservation Network (PKP PN), que utiliza o Programa LOCKSS para assegurar a preservação digital de publicações na plataforma OJS. Este programa garante o acesso imediato e permanente ao conteúdo da revista, mantendo-o na sua versão original e autenticada. Assim, caso a revista seja descontinuada ou fique indisponível online, o acesso futuro a todos os números e artigos estará garantido.

 

Declaração de Privacidade

Os dados fornecidos a esta revista serão usados exclusivamente para os fins de publicação, não sendo disponibilizados a terceiros, nem utilizados para quaisquer outras finalidades.

 

Contactos

Para mais informações e/ou outros assuntos, os editores-chefe da revista, M. Francisca B. B. de Alvarenga, Patrícia Sá e Alexis F. Viegas,  podem ser contactados através do seguinte endereço de e-mail: estrema.cecomp@letras.ulisboa.pt.