Queer Interventions in Amália Rodrigues and António Variações
Palavras-chave:
Amália Rodrigues, António Variações, Homosexuality, Music, SalazarResumo
Neste artigo, oferecerei uma análise de duas canções: O Rapaz da Camisola Verde escrita por Pedro Homem de Mello em 1954 e cantada por Amália Rodrigues em 1965 e a Canção do Engate da autoria de António Variações em 1984. O Rapaz da Camisola Verde composta durante a ditadura de Salazar, apresenta subliminarmente uma história de um rapaz jovem, que se encontra numa esquina escura, escondido do regime ditatorial, à procura de prazer com outros homens. Dez anos depois do fim da ditadura de Salazar, a Canção do Engate apresenta-nos uma relação física entre dois homens, representativa de uma formação de uma identidade queer em Portugal. Oferecendo uma análise comparativa sobre o contexto histórico, o político e o pessoal destas duas músicas, chamarei a atenção para as formas em que se abriram possibilidades, para o surgimento de identidades queer na sociedade portuguesa. Estas eram baseadas igualmente em uma ruptura com um passado opressivo e na recuperação destas próprias identidades.
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