A voz do oud. Criação de espaços multiculturais e a reivindicação da voz ao “outro” na banda desenhada francófona contemporânea

Autores

  • Pedro Moura

Palavras-chave:

banda desenhada e migração, enunciado emancipador, espaços liminares, reconhecimento, si/outro, subalterno

Resumo

A banda desenhada é um campo artístico de grande amplitude mas fraca circulação e reconhecimento cultural. No entanto, existem no seio da sua produção exemplos de textos capazes de contribuir para a emancipação cultural dos seus interlocutores. Este trabalho estuda dois conjuntos de livros de dois autores franco-argelinos, FaridBoudjellal e KamelKhélif, lidos sob a perspectiva de vários instrumentos analíticos da teoria da cultura, de maneira a compreender de que forma contribuem para a reivindicação, da parte do “outro” ou “subalterno”, da sua própria voz.

Biografia Autor

Pedro Moura

é aluno de doutoramento do Programa em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde elabora um projecto de tese sobre Estudos do Trauma e Banda Desenhada Portuguesa Contemporânea (co-tutela da Universidade Católica de Leuven – Bélgica). Obteve o grau de mestre em Filosofia (Estética) pela Univ. Nova de Lisboa, com uma tese sobre Memória na Banda Desenhada francófona contemporânea. O seu principal interesse é o estudo da produção de banda-desenhada internacional contemporânea, em particular na forma de longas narrativas e bandas desenhadas experimentais, apesar de também trabalhar em ilustração e animação (e, ocasionalmente, literatura). Nessa área, ele trabalhou como tradutor, editor, documentarista e professor. Foi curador da exposição Tinta nos Nervos, que teve lugar no Museu-Colecção Berardo, e é coordenador da Conferência de Banda-Desenhada em Portugal. Também escreveu para documentários televisivos, teatro musical e animação, e escreve regularmente recensões críticas (tanto sobre banda desenhada como estudos académicos) no seu próprio blogue.

Downloads

Publicado

25-05-2012

Como Citar

Moura, Pedro. 2012. «A Voz Do Oud. Criação De espaços Multiculturais E a reivindicação Da Voz Ao “outro” Na Banda Desenhada francófona contemporânea». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (1). Lisboa, Portugal.:31. http://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/127.

Edição

Secção

Artigos