A voz do oud. Criação de espaços multiculturais e a reivindicação da voz ao “outro” na banda desenhada francófona contemporânea
Palavras-chave:
banda desenhada e migração, enunciado emancipador, espaços liminares, reconhecimento, si/outro, subalternoResumo
A banda desenhada é um campo artístico de grande amplitude mas fraca circulação e reconhecimento cultural. No entanto, existem no seio da sua produção exemplos de textos capazes de contribuir para a emancipação cultural dos seus interlocutores. Este trabalho estuda dois conjuntos de livros de dois autores franco-argelinos, FaridBoudjellal e KamelKhélif, lidos sob a perspectiva de vários instrumentos analíticos da teoria da cultura, de maneira a compreender de que forma contribuem para a reivindicação, da parte do “outro” ou “subalterno”, da sua própria voz.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A estrema disponibiliza todos os seus números em acesso aberto. Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação dos seus textos, de acordo com o estipulado pela licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite que terceiros partilhem o trabalho, desde que seja dada a devida atribuição de autoria e referência à publicação original nesta revista.