"Revoluções": Mesa-Redonda em parceria com o Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
A estrema: revista interdisciplinar de humanidades, em parceria com o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, tem o prazer de anunciar uma mesa-redonda sobre o tema “Revoluções”, como forma de assinalar os 50 anos do 25 de Abril.
O evento terá lugar no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, no dia 27 de Novembro, às 18h00. A entrada é gratuita e livre a todos os membros da comunidade académica e ao público em geral, mediante inscrição prévia através do seguinte Google Forms. É obrigatório o levantamento dos bilhetes na bilheteira do Museu.
A mesa-redonda será antecedida por uma visita guiada e gratuita à exposição “Lisboa em Revolução, 1383-1974”. Inscrições disponíveis através do seguinte Google Forms. A visita será às 17h00 e o ponto de encontro será no Pavilhão Preto. É obrigatório o levantamento dos bilhetes na bilheteira do Museu. A visita será conduzida pelo Investigador Paulo Almeida Fernandes.
Além da presença de Paulo Almeida Fernandes, a mesa-redonda reunirá ainda investigadores dos quatro grupos de investigação do Centro de Estudos Comparatistas (CEComp) — CITCOM, LOCUS, MORPHE e THELEME —, proporcionando uma oportunidade única para o debate interdisciplinar sobre o tema das revoluções. O evento terá uma duração aproximada de duas horas e incluirá uma sessão de discussão aberta ao público, fomentando um diálogo enriquecedor entre participantes e audiência.
O evento contará com a participação dos seguintes oradores:
Paulo Almeida Fernandes (Museu de Lisboa | IHA-FCSH)
Doutorado em História da Arte pela U. Coimbra, mestre em Arte, Património e Restauro e licenciado em História, variante de História da Arte, ambos pela FLUL. Coordenador do serviço de Inventário e Investigação do Museu de Lisboa. É membro do Instituto de História da Arte (NOVA-FCSH) e colaborador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (U. Coimbra) e do Instituto de Estudos Medievais (NOVA-FCSH). É Professor Auxiliar Convidado de História da Arte Medieval da NOVA-FCSH.
Amândio Reis (CEComp-FLUL)
Investigador contratado CEComp e docente colaborador na FLUL. Director da Compendium: Revista de Estudos Comparatistas. Doutorado em 2020 pela U. Lisboa (PhDCOMP), em parceria com a U. Bologna (Itália) e a KU Leuven (Bélgica), com uma Bolsa de Doutoramento FCT. Coordena o grupo de investigação THELEME–Estudos Interartes e Intermédia (CEComp), colaborando também no projecto científico e editorial C&WL–Literatura Comparada e Literatura-Mundo.
Bruno Góis (CEComp-FLUL)
Investigador CEComp, integrando a equipa do projeto “Constelações de memória: um estudo multidirecional da migração e memória pós-colonial” (CEComp-FLUL & ICS-UL), do grupo CITCOM–Cidadania, Cultura e Memória. É mestre em Relações Internacionais (2012) pelo ISCSP e Doutor em Antropologia pelo Instituto de Ciências Sociais.
Luca Fazzini (CEComp-FLUL)
Investigador CEComp, no grupo LOCUS–Espaços, Lugares e Paisagens, e membro do projeto “A Literatura Colonial Portuguesa: Além da memória do império” (CEComp-FLUL). É mestre em Estudos Comparistas pela FLUL (2014) e Doutor (2019) em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde desenvolveu pesquisas sobre a representação da cidade na literatura e cultura contemporânea em Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal.
Luísa Afonso Soares (CEComp-FLUL)
Investigadora CEComp e Professora Catedrática no Departamento de Estudos Germanísticos da FLUL. Doutorada em Literatura Alemã (1998) pela FLUL, onde tem lecionado nas áreas de Cultura e Literatura a nível do 1º, 2º e 3º Ciclos. É Directora do Departamento de Germanísticos e sub-directora do Centro de Estudos Comparatistas, onde desenvolve investigação no sub-grupo “Estética da Memória e Emoções”, do grupo MORPHE–Texto e Memória.