Imagens do Corpo e Identidade: Entre Camilo Pessanha e Salvador Dalí

Autores

  • Tiago Clariano

Palavras-chave:

Reflexo, retrato, simbolismo, surrealismo

Resumo

Este artigo visa comparar as obras “Em Um Retrato”, de Camilo Pessanha, e “Metamorfoses de Narciso”, de Salvador Dalí, fazendo-se subordinar ao tema da imagem do corpo enquanto conferidora de identidade. Análise do retrato enquanto forma artística e sua pragmática: a representação da figura e o prolongamento da representação no tempo análoga à promessa expressa no poema de Camilo Pessanha. Comparação da obra de Dalí ao mito de Narciso e relevar da importância da multiplicidade significacional das formas no surrealismo. O retrato e o reflexo como simulacros e espaços de subjectivação. Aborda-se a sinestesia e a anamorfose como recursos similares nos discursos simbolista e surrealista, respectivamente; o sonho como nudez do subconsciente e momento de grande exposição do id e o retrato como quadro organizado em torno da representação artística do alter.

Downloads

Publicado

21-12-2014

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

«Imagens Do Corpo E Identidade: Entre Camilo Pessanha E Salvador Dalí». 2014. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (4): 23. https://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/106.