Quando a criança era criança: a luz da infância em As Asas do Desejo, de Wim Wenders e Peter Handke, e o poema VIII d’“O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro

Autores

  • Mariana Vaz de Almeida CETeatro-UL

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0001

Palavras-chave:

Wim Wenders, Alberto Caeiro, Peter Handke, mito da infância, primitivismo

Resumo

Neste artigo, pretendemos explorar as relações temáticas entre As Asas do Desejo, filme de Wim Wenders e Peter Handke lançado em 1987, e “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro (heterónimo de Fernando Pessoa), mais concretamente o poema VIII. Procurar-se-á explicitar de que forma ambas as obras desenvolvem o mito da infância de forma primitivista, encontrando na criança um mestre para o adulto, e na inocência um modo de vida.

Biografia do Autor

  • Mariana Vaz de Almeida, CETeatro-UL

    Mariana Vaz de Almeida é licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e mestre em Ensino de Português e Latim pelo Instituto de Ensino da mesma Universidade; no âmbito da sua Prática de Ensino Supervisionada, desenvolveu um estudo comparativo entre textos de Maria Judite de Carvalho, Ricardo Reis e Lídia Jorge. Para além da investigação, ocupa-a a escrita, tendo sido uma das autoras publicadas no âmbito da 2.ª edição do Prémio Literário Luís Vilaça e estando integrada, de momento, no LAB – Laboratório de Dramaturgia do Teatro Meridional em parceria com o CETeatro da FLUL. E-mail: marianasousaantao@gmail.com.

Referências

Bell, Michael. 2015. Primitivism. Londres: Methuen & Co Ltd. Bell.

Caldwell, David e REA, Paul W. 1991. “Handke’s and Wenders’s Wings of Desire: Transcending Postmodernism.” The German Quarterly 64 (1): 46-54.

Erlich, Linda. 1991. “Meditations on Wim Wenders’s Wings of Desire.” Literature Film Quarterly 19 (4): 242-246.

Gil, José. 1999. Diferença e Negação na poesia de Fernando Pessoa. Lisboa: Relógio D’Água.

Harvey, David. 1990. The Condition of Postmodernity. Cambridge: Blackwell.

Kaplan, Silia. 2009. “Technology and Perception in Wim Wenders’ Wings of Desire: A Reflection on Time, Space and Memory in the Postmodern Metropolis.” FORUM: University of Edinburgh Postgraduate Journal of Culture & The Artsn (8): n.p. https://doi.org/10.2218/forum.08.617.

Kegler, Eloah. 2009. “Aprender a ver – Alberto Caeiro e o Primitivismo Moderno.” Projecto de Licenciatura: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Kenny, J. M. 2013. Wings of Desire: The Angels Among us. Burbank, CA: New Wave Entertainment Television.

Ladeira, António. 2019. ““Devo ser a Fernanda Pessoa, modéstia à parte”: diálogos com Alberto Caeiro em Adília Lopes.” Elyra (1) 4: 87-105. https://elyra.org/index.php/elyra/issue/view/18.

Moura, Joana. 2015. “Afinidades electivas: A Repetiçãode Peter Handke e As Asas do Desejode Wim Wenders.” In A Escrita do Cinema: Ensaios, organizado por José Bértolo e Clara Rowland, 77-97. Lisboa: Documenta.

Oksiloff, Assenka. 1996. “Eden is Burning: Wim Wenders's Techniques of Synaesthesia.” The German Quarterly 69 (1): 32-47.

Pessoa, Fernando. 1986. Escritos Íntimos, Cartas e Páginas Autobiográficas, introdução, organização e notas de António Quadros. Lisboa: Europa-América.

Pessoa, Fernando. 2016. Obra Completa de Alberto Caeiro, editado por Jerónimo Pizarro e Patrício Ferrari. Lisboa: Tinta-da-china.

Ramos, Isaac. 2010. “O Sagrado e o Profano em Alberto Caeiro.” Revista Desassossego 2 (3): 26-38.

Serra, Pedro. 2006. “Usos do «Primitivo» Africano na Cena de Orpheu.” In Modernismo & Primitivismo, coordenado por Pedro Serra, 61-100. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa.

Strand, Torill. 2014. ““Experience is Our Great and Only Teacher”: A Peircean Reading of Wim Wenders' Wings of Desire.” Journal of Philosophy of Education 48 (3): 433-445. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1467-9752.12084.

Wenders, Wim. 1987. Der Himmel über Berlin. Berlim: Road Movies Filmproduktion GMBH & Argos Films S. A.

Wenders,Wim. 1990. “Primeira descrição de um filme verdadeiramente indescritível. Retirado de um primeiro treatment de Der Himmel über Berlin (As Asas do Desejo).” In A Lógica das Imagens, 101-112. Lisboa: Edições 70.

Wenders, Wim, e Nick Cave. 2003. “Entrevista a Wim Wenders e Nick Cave por Jonathan Freedland.” The Talk Show with Jonathan Freedland, BBCFOUR.

Wenders, Wim. 2022. Wim Wenders on Wings of Desire–Q & A. Londres: British Film Institute. https://www.youtube.com/watch?v=ZgsImCB9BFo.

Wenders, Wim. s.d. Commentaries on Wings of Desire: read by BBC Four. Londres: BBC Four. https://www.youtube.com/watch?v=oTaXIkfcUl8.

Downloads

Publicado

28-02-2024

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

«Quando a criança Era criança: A Luz Da infância Em As Asas Do Desejo, De Wim Wenders E Peter Handke, E O Poema VIII d’“O Guardador De Rebanhos”, De Alberto Caeiro». 2024. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (2): 1-20. https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0001.