A pedregosa luz da poesia ou a estética da ruína em Carlos de Oliveira

Autores

  • Thalles Candal Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0002

Palavras-chave:

ruína; fragmento; paisagem; fogo; Carlos de Oliveira

Resumo

Carlos de Oliveira fez da paisagem de sua infância, a Gândara portuguesa, o seu universo literário, escrevendo-a, descrevendo-a e repovoando-a incessantemente em sua obra. Diante de uma paisagem em constante ruína, memória e símbolo de um país, percebe-se, a partir do lançamento de Cantata (1960), um espelhamento radical dessa paisagem em sua obra. Partindo das ideias de Michel Collot a respeito da paisagem e de sua interação com o sujeito lírico e dos conceitos de estética da ruína em Sophie Lacroix, pretendo ensaiar uma análise de dois poemas do poeta português — “Soneto” de Cantata (1960) e “Casa” de Sobre o Lado Esquerdo (1968). Buscarei ressaltar, principalmente, a função dialética do fogo e da luz como construtores e destruidores de realidades, além da íntima aproximação desses elementos com a linguagem realizada pelo autor. Num processo de “espaçamento do sujeito”, Oliveira compreende o fim do mundo diário da Gândara e de suas casas como uma linguagem primordial para entender a realidade em suas múltiplas possibilidades, principalmente na falta, e promove uma “estética do fragmento” em sua literatura, propondo fraturas formais e diluindo contornos entre sujeito, paisagem e poesia.

Biografia do Autor

  • Thalles Candal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciado em Letras: Literaturas de Língua Portuguesa (2019) e Mestre em Letras Vernáculas com ênfase em Literaturas Portuguesa e Africanas (2022) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É aluno bolsista da CAPES de doutoramento em Letras Vernáculas com ênfase em Literaturas Portuguesa e Africanas pela mesma instituição, onde, sob orientação da Prof. Dra. Luciana dos Santos Salles, desenvolve pesquisa sobre a obra de Carlos de Oliveira e suas revoluções literárias sob as lentes da semiologia e da ludologia.

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Publicado

26-02-2024

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Artigos

Como Citar

«A Pedregosa Luz Da Poesia Ou a estética Da ruína Em Carlos De Oliveira». 2024. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (2): 21-39. https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0002.