Morte e Loucura: medição e interrupção no Tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.est.2024.03.02.0001

Palavras-chave:

Não Aplicável

Resumo

Importante para a nossa análise, a co-existência, na mesma composição, de um corpo morto — caliginoso ou ossificado — e de um bobo — variegado, irisante —, assinalará a metamorfose mental que transformava, no dealbar da Modernidade, a atitude dos indivíduos em relação à morte: um século depois da epidemia de Peste Negra, que eliminou um quarto da população europeia, as representações da loucura iam-se sobrepondo às da morte. Porquê? No meu entendimento, porque se iam tornando mais importantes e mais horripilantes — até os animais morrem, mas só o homem enlouquece.

Biografia do Autor

  • David Soares, Escritor e Historiador (NOVA-FCSH)

    Escritor e historiador. Publicou dez livros de banda desenhada, quatro livros de contos e quatro romances: A Conspiração dos Antepassados (2007), sobre o encontro em Lisboa entre o escritor Fernando Pessoa e o mago Aleister Crowley; Lisboa Triunfante (2008), um épico fantástico sobre a contenda cósmica de duas entidades - a Raposa e o Lagarto - e como essa disputa fundou a cidade de Lisboa; O Evangelho do Enforcado (2010), uma fantasia negra sobre a execução dos Painéis de São Vicente por um Nuno Gonçalves assassino em série; e Batalha (2011), sobre a amizade entre uma ratazana e o arquitecto do Mosteiro da Batalha, em que se observa o fenómeno religioso pelo ponto de vista dos animais. Ganhou quatro prémios de Melhor Argumentista Nacional, atribuídos por diversos festivais de banda desenhada. O seu livro historiográfico mais recente é O Bobo e o Alquimista: Deformidade Física e Moral na Corte de D. João III (Verbi Gratia, 2024), um estudo que entrecruza disciplinas como a história do corpo, a história da loucura, a teratologia, a história das heresias, a história da deficiência e a história dos bobos da corte. E-mail: dlsoares@fcsh.unl.pt.

Referências

Book of Hours. Use of Rome, MS. Douce 311, Flandres, c. 1488, f. 1. Bodleian Library, Oxford. Fonte: site da Bodleian Library.

Le grand calendrier et compost des bergers, Ruão, V. L. Costé, séc. XVII, p. 116. Bibliothèque nationale de France, Paris. Fonte: site da Bibliothèque nationale de France.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

«Morte E Loucura: Medição E interrupção No Tempo». 2024. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 3 (2): i-x. https://doi.org/10.51427/com.est.2024.03.02.0001.