“Artesanato + Activismo = Artesanativismo” Artesanato, Activismo Político e Feminismo na obra de Cristina Rodrigues
Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Artesanato, Cristina Rodrigues, Feminismo, “Artesanativismo”Resumo
O presente artigo destina-se a analisar as afinidades e divergências entre o projecto “artesanativista” e a obra da artista portuguesa Cristina Rodrigues.
Originário do movimento feminista dos anos 1970 e 1980, o “artesanativismo” elaborou uma aliança entre as artes manuais e o activismo político, cujo único antecedente fora a corrente Arts and Crafts. No entanto, o “artesanativismo” feminista distinguiu-se pela associação clara entre dois elementos ostracizados, quer na sociedade, quer na arte: as mulheres e as artes aplicadas.
Revitalizado no século XXI, o “artesanativismo” tem expandido os propósitos do feminismo aos sectores sociais mais desfavorecidos, através da organização de projectos colectivos. Neste contexto, apurar-se-á em que medida o trabalho de Cristina Rodrigues se vincula à ideologia e prática do “artesanativismo” vigente.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A estrema disponibiliza todos os seus números em acesso aberto. Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação dos seus textos, de acordo com o estipulado pela licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite que terceiros partilhem o trabalho, desde que seja dada a devida atribuição de autoria e referência à publicação original nesta revista.