A dimensão ética no trabalho artístico de DamienHirst
Palavras-chave:
Abjecto/Sublime, Arte, Damien Hirst, Étic, Plágio/ParódiaResumo
DamienHirst é um “tolo” à boa forma Nietzschiana. E da sua “tolice” imoral e amoral ele conseguiu tornar-se o artista vivo mais caro de sempre. A cada passo, transgride as barreiras estipuladas por uma sociedade que constantemente lhe aponta o dedo.
Neste artigo, são destacados dois pontos essenciais nas sucessivas vitórias artísticas de Hirst: a utilização de animais mortos na construção de uma fascinante arte abjecta e o carácter parodístico dos seus plágios. Analisamos como o “tolo” paira acima das regras morais e atinge por conseguinte um enorme impacto no mercado. O abjecto e o horripilante dissolvem-se no sublime e no prazeroso. Os valores humanos pouco significam num contexto em que o objectivo é chamar a atenção de um público vasto para que o artista possa sobreviver num mundo capitalizado.
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