A secreta inutilidade do romance

Autores

  • Sonia Miceli Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

cartas, literatura brasileira contemporânea, paranóia, romance, segredo

Resumo

Neste trabalho, explorarei as dinâmicas através das quais Bernardo Carvalho constrói, em Nove noites, uma narrativa que se articula à volta da reconstrução ficcional de um episódio historicamente real. Partindo da necessária problematização da relação entre realidade e ficção, examinarei as estratégias utilizadas pelos dois narradores para elaborarem a sua versão dos misteriosos acontecimentos que rodearam a morte do etnólogo norte-americano BuellQuain no interior do Brasil. Mostrarei, assim, como a lente ficcional obriga a questionar o conceito de realidade e de que forma a paranóia, o segredo e as falhas de compreensão, ao condicionarem a visão do mundo do sujeito, se tornam estratégias narrativas surpreendentemente produtivas.
A conclusão será que a literatura, se confrontada com a necessidade de explicar o real, não responde, apenas pergunta, sendo, num certo sentido, inútil.

Biografia do Autor

  • Sonia Miceli, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    Doutoranda em Estudos Comparatistas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, licenciou-se em línguas e Culturas Modernas na Università della Calabria (Itália) e concluiu o Mestrado em Estudos Comparatistas em 2011. Desenvolve a sua pesquisa de doutoramento à volta das obras de Ruy Duarte de Carvalho e de Bernardo Carvalho. Os seus interesses abrangem a literatura brasileira contemporânea, as relações entre literatura e antropologia, os estudos de paisagem e os estudos interarte.

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Publicado

25-05-2012

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

«A Secreta Inutilidade Do Romance». 2012. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (1): 16. https://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/125.