E eu de longe a ver A construção do auto - retra to em Vivian Maier e em Começa uma vida de Irene Lisboa

Autores

  • Cátia Sever

Palavras-chave:

auto-retrato, identidade e alteridade, Irene Lisboa, relações interartes, self-portrait, Vivian Maier

Resumo

O presente trabalho tem como objectivo analisar as problemáticas subjacentes à técnica do auto-retrato nas artes visuais e na literatura, mais particularmente nas obras de Irene Lisboa e de Vivian Maier. Procuraremos analisar a origem e a evolução de determinadas formas de autorepresentação de modo a compreender as aproximações estéticas e temáticas entre as duas autoras. Veremos em que medida a obra Começa uma vida, assim como a produção fotográfica de Vivian Maier, apontam para um exercício de auto-análise em constante tensão entre a necessidade de interpretação da sua própria imagem e um simultâneo desejo de invisibilidade.

Biografia do Autor

  • Cátia Sever

    Graduated in Portuguese Studies (2004, Modern Language and Literature) by the University of Lisbon and holds a Master degree in Romanic Studies (Paris IV – Sorbonne) about the Rodrigues Miguéis novel O milagre segundo Salomé. She worked in France as a Portuguese lecturer, teaching language and literature. Currently she is developing a PhD thesis proposing an updated reading of Rodrigues Miguéis texts, through the study of several autobiographical elements. Her research interests focus on the self-representative dimension of contemporary artistic production, in the Portuguese literature of the twentieth century and on the intersections between autobiography, autofiction and fictionality.

Publicado

21-08-2017

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

«E Eu De Longe a Ver A construção Do Auto - Retra to Em Vivian Maier E Em Começa Uma Vida De Irene Lisboa». 2017. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (10): 38. https://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/14.