Sombras nocturnas: crepitações em torno de candlelight visit e da caverna de Platão n’O Mundo no Arame
DOI:
https://doi.org/10.51427/com.est.2022.0003Palavras-chave:
Sombra, Caverna de Platão, Torchlight Visit, Werner FassbinderResumo
A torchlight visit e a sombra que tomba de uma escultura dão vida a uma tradição artístico-literária do século XVI ao século XIX que tem na sombra mais do que um mero efeito, oscilando entre o mecanismo teatral e o dispositivo alegórico. Mas é sobretudo no século XX que as possibilidades para o que a sombra pode ser enquanto sombra encontram a sua expressão máxima, nomeadamente sob o jugo do cinema e do meta-texto: a sombra tem agora capacidade para criar significados ontológicos sobre si, para si e de dentro de si. Uma película de Werner Fassbinder, de nome O Mundo no Arame (1973), será a ponte para este novo jogo de significados e simulacros que se desprendem da sombra moderna, onde a caverna de Platão prepara o homem para a sublimação.
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