Sombras nocturnas: crepitações em torno de candlelight visit e da caverna de Platão n’O Mundo no Arame

Autores

  • Sílvia Catarina Pereira Diogo Instituto de História da Arte (ARTIS) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.est.2022.0003

Palavras-chave:

Sombra, Caverna de Platão, Torchlight Visit, Werner Fassbinder

Resumo

A torchlight visit e a sombra que tomba de uma escultura dão vida a uma tradição artístico-literária do século XVI ao século XIX que tem na sombra mais do que um mero efeito, oscilando entre o mecanismo teatral e o dispositivo alegórico. Mas é sobretudo no século XX que as possibilidades para o que a sombra pode ser enquanto sombra encontram a sua expressão máxima, nomeadamente sob o jugo do cinema e do meta-texto: a sombra tem agora capacidade para criar significados ontológicos sobre si, para si e de dentro de si. Uma película de Werner Fassbinder, de nome O Mundo no Arame (1973), será a ponte para este novo jogo de significados e simulacros que se desprendem da sombra moderna, onde a caverna de Platão prepara o homem para a sublimação.

Biografia do Autor

  • Sílvia Catarina Pereira Diogo, Instituto de História da Arte (ARTIS) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    Licenciada em Arte e Multimédia pela Universidade da Madeira (2013) e Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro pela Universidade de Lisboa (2016). Cursa doutoramento em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa sob orientação do Prof. Dr. Nuno Simões Rodrigues e do Prof. Dr. Pedro Lapa. É investigadora integrada não doutorada no Instituto de História da Arte (ARTIS) da mesma instituição.

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Publicado

05-05-2022

Como Citar

«Sombras Nocturnas: Crepitações Em Torno De Candlelight Visit E Da Caverna De Platão n’O Mundo No Arame». 2022. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (1): 52-75. https://doi.org/10.51427/com.est.2022.0003.