Da tela à tela: para uma leitura intermedial de O Fado, de José Malhoa
Palavras-chave:
Crítica, Imagem, Intermedialidade, Metalepse, SubversãoResumo
Quais são as relações intermediais existentes entre O Fado,um quadro de José Malhoa, Fado Malhoa, uma composição musical de José Galhardo e de Frederico Valério, interpretada por Amália Rodrigues, e a curta-metragem homónima da canção, realizada por António Fraga? O nosso objetivo é estabelecer o ponto de contacto entre essas manifestações artísticas em diferentes meios de comunicação a fim de compreender não a muito óbvia ligação temática existente entre eles, mas a sua ligação semiótica na medida em que essas obras são uma forma de subverter a ideologia política dominante em Portugal no momento em que viram a luz do dia. Pretende-se, assim, descobrir os valores que compartilham como obras de arte críticas da ideologia política. Neste caso particular, essa crítica revela contrastantes maneiras de olhar para a identidade nacional – os artistas e os sistemas políticos soberanos. Nesse sentido, vamos procurar inserir esses textos nos seus diversos contextos sociais de forma a evidenciá- los como objetos multifuncionais, de que se salienta não apenas o seu sentido estético, mas também, e talvez acima de tudo, o seu sentido reflexivo e socialmente interventivo.
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