Metacinema e Relações Interartísticas: Manoel de Oliveira e João César Monteiro
Palavras-chave:
Metacinema, Interartes, Manoel de Oliveira, João César MonteiroResumo
Este artigo tem como objectivo evidenciar pontos que possibilitem a caracterização das obras de Manoel de Oliveira e de João César Monteiro como obras metacinematográficas. Defendemos que o carácter metacinematográfico dos filmes dos dois cineastas provém não apenas de diálogos intertextuais com outros filmes, ou do facto de se assumirem enquanto cinema, mas, também, da sua componente interartística, de um profundo exercício de reflexão que promovem relativamente ao que é o cinema enquanto forma de arte. Primeiro, elaboraremos uma reflexão sobre os termos “metacinema” e “interartes”. De seguida, destacaremos exemplos
de metacinema interartístico em vários filmes de Oliveira e de Monteiro. Posteriormente, será estabelecida uma análise comparativa entre obras dos dois realizadores. Explicaremos de que maneira o cinema, ao promover um diálogo com as outras artes, se torna objecto de reflexão dentro dos próprios filmes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A estrema disponibiliza todos os seus números em acesso aberto. Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação dos seus textos, de acordo com o estipulado pela licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite que terceiros partilhem o trabalho, desde que seja dada a devida atribuição de autoria e referência à publicação original nesta revista.