Metacinema e Relações Interartísticas: Manoel de Oliveira e João César Monteiro

Autores

  • Pedro Ruas

Palavras-chave:

Metacinema, Interartes, Manoel de Oliveira, João César Monteiro

Resumo

Este artigo tem como objectivo evidenciar pontos que possibilitem a caracterização das obras de Manoel de Oliveira e de João César Monteiro como obras metacinematográficas. Defendemos que o carácter metacinematográfico dos filmes dos dois cineastas provém não apenas de diálogos intertextuais com outros filmes, ou do facto de se assumirem enquanto cinema, mas, também, da sua componente interartística, de um profundo exercício de reflexão que promovem relativamente ao que é o cinema enquanto forma de arte. Primeiro, elaboraremos uma reflexão sobre os termos “metacinema” e “interartes”. De seguida, destacaremos exemplos
de metacinema interartístico em vários filmes de Oliveira e de Monteiro. Posteriormente, será estabelecida uma análise comparativa entre obras dos dois realizadores. Explicaremos de que maneira o cinema, ao promover um diálogo com as outras artes, se torna objecto de reflexão dentro dos próprios filmes.

Biografia do Autor

  • Pedro Ruas

    holds a degree in Artistic Studies: Compared Arts and Cultures (School of Arts and Humanities of the University of Lisbon) and is currently attending a master’s degree in Comparative Studies at the same university.

Downloads

Publicado

05-05-2015

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

«Metacinema E Relações Interartísticas: Manoel De Oliveira E João César Monteiro». 2015. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (6): 34. https://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/87.