Iris Murdoch: das sombras à luz

Autores

  • Pedro Franco Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0004

Palavras-chave:

Iris Murdoch, Atenção, The Bell, A Severed Head, Luz

Resumo

Neste ensaio, defendo que a imagem da luz é muito significativa na obra filosófica e literária de Iris Murdoch, e exploro as suas potencialidades, bem como as suas limitações. Estabeleço uma ligação entre dois romances de Iris Murdoch e suas ideias filosóficas, fazendo referência à sua obra filosófica como um todo. The Bell (1958) e A Severed Head (1961) representam respectivamente, na minha leitura, uma transição das sombras para a luz, sendo que o segundo romance reproduz de forma muito directa a alegoria da caverna de Platão. Nesta transição, a capacidade moral do auto-descentramento (unselfing) e da atenção particular ao indivíduo – ideias-chave do trabalho filosófico de Murdoch – são postas em causa. Ao atingir o estado de “iluminação”, alcança-se o que Murdoch entende ser o amor, um estado de verdade onde habita a bondade, e o exercício da atenção (como forma de auto-descentramento, inspirado na concepção de Simone Weil) é indispensável. Defendo que The Bell mostra a impossibilidade de alcançar esse estado, enquanto A Severed Head idealiza, pelo contrário, essa possibilidade. Ao longo do caminho iremos notar algumas ideias murdochianas sobre as relações entre arte, filosofia e moral, nomeadamente que os seus romances questionam as suas próprias ideias filosóficas, em vez de apenas ilustrá-las; a irrelevância das fronteiras entre vida externa e interna; e como o trabalho de Murdoch beneficia de algumas ideias aristotélicas, principalmente uma concepção de como aprendemos a ser virtuosos.

Biografia Autor

Pedro Franco, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Pedro Franco é doutorando no Programa em Teoria da Literatura, na Faculdade de Letras da  Universidade de Lisboa, e Assistente Convidado na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Concluiu o mestrado no mesmo Programa com uma tese sobre o desenvolvimento do carácter moral e a ideia de conversão. Agora, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, está a estudar a pertinência da ética de virtudes no mundo liberal, com destaque para três virtudes em particular: a autenticidade, a imaginação e a atenção. Bolseiro da FCT (SFRH/BD/146796/2019).

Downloads

Publicado

26-02-2024

Como Citar

Franco, Pedro. 2024. «Iris Murdoch: Das Sombras à Luz». Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 2 (2). Lisboa, Portugal.:65-90. https://doi.org/10.51427/com.est.2023.02.02.0004.

Edição

Secção

Artigos