O Medo aos Franceses e a suas Ideias nas Anotações da Intendência Geral da Polícia da Corte e Reino

Autores

  • Sephora Stival

Palavras-chave:

Intendência Geral da Polícia da Corte e Reino, medo francês, Pina Manique

Resumo

o estudo tem como fim apresentar a atividade do Intendente Geral da Polícia da Corte e Reino, principalmente quanto a sua posição frente ao “medo francês”. A Intendência Geral da Polícia, quando comandada pelo Intendente Pina Manique, por décadas perseguiu os franceses que estavam no território português, assim como repreendia a circulação de obras e informações sobre o ideário revolucionário francês ao fim do século XVIII. Por meio de outros estudos sobre a Intendência, e o medo francês, buscamos nas anotações feitas nos Livros IX e X da Intendência de Polícia na primeira década do século XIX, o comportamento do povo português frente aos franceses, após as invasões napoleônicas.

Biografia do Autor

  • Sephora Stival

    Doutoranda em Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Mestre em Crime, Diferença e Desigualdade pela Universidade do Minho. Bacharel em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e Bacharel em Direito pela Faculdades Integradas dos Campos Gerais – CESCAGE. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e na Ordem dos Advogados de Portugal. Coimbra. Portugal.

Downloads

Publicado

15-08-2016

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

«O Medo Aos Franceses E a Suas Ideias Nas Anotações Da Intendência Geral Da Polícia Da Corte E Reino». 2016. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (8): 30. https://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/54.