Metáforas de Clio: inferências e especulações na investigação de subjetividades históricas

Autores

  • Daniel Vecchio

Palavras-chave:

História Cultural, literatura, Subjetividade, verdade, Verossímil

Resumo

Neste estudo, pretendemos discutir como a imaginação e os sentimentos humanos podem atuar no campo histórico de maneiras e em direções que reposicionam a própria história de sua anterior zona de conforto: a reconstituição plena do passado. Para abordar esse reposicionamento, nos ateremos ao que foi considerado como o ressurgimento da metáfora para a interpretação verossímil das subjetividades no texto histórico e não no seu abuso. A metáfora será tratada aqui, portanto, como um fator metodológico que opera desdobramentos e substituições semânticas, um desvio historicamente controlado dos sentidos, desdobramento das marcas presentes na própria superfície das fontes. Observaremos, por fim, que esse procedimento cognitivo nada mais é do que uma reação tanto contra as pesquisas sobre o tema que insistem em reafirmar os preceitos aristotélicos para expor a relação categórica entre ficção e história, quanto contra a abstração empregada na significação de subjetividades descoladas semanticamente de seu objeto histórico, reação que pode ser vista com o avanço inicial dos estudos de história cultural no último quartel do século passado, promovidos por intelectuais como Roger Chartier, Paul Ricoeur e Sandra Pesavento.

Biografia do Autor

  • Daniel Vecchio

    Doutorando em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em História e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Seu interesse abrange os estudos teóricos de ambas as áreas de formação, perpassando pela Literatura Portuguesa de Viagens, a História e a Historiografia dos Descobrimentos. Faz parte de grupos de pesquisa como o NEP (Núcleo de Estudos Portugueses da UFV) e o Mare Liberum (Centro de Estudos e Referências sobre a Cartografia Histórica da UNICAMP).

Downloads

Publicado

15-08-2016

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

«Metáforas De Clio: Inferências E especulações Na investigação De Subjetividades históricas». 2016. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (8): 33. https://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/61.