Literatura e ensino de língua inglesa: a experiência do estágio como momento prático na formação docente

Autores

  • Naylane Araújo Matos

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Formação docente, literatura

Resumo

Este trabalho apresenta o relato e as reflexões acerca da experiência dos Estágios vivenciados no Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ DCH IV, Brasil, no período de 2012 a 2014. Os Estágios I, III e IV que aconteceram nas escolas públicas Deocleciano Barbosa de Castro e Padre Alfredo Haasler, em Jacobina, no interior da Bahia, tiveram como foco a literatura, mais especificamente no uso desta área do conhecimento junto ao ensino de Língua Inglesa. O Estágio de observação teve como objetivo a investigação do uso do texto literário nas aulas de inglês. Nos Estágios de regência, o objetivo foi promover o conhecimento da língua alvo através de leituras de excertos de textos literários mediados por hipertextos, tais como músicas, vídeos, imagens e filmes.Durante o Estágio I,o uso do texto literário não foi constatado. Durante os EstágiosII e IV, os alunos, de modo geral, pouco participaram das atividades avaliativas, contudo, sua participação em sala de aula, comentários, inferências e conexões foram bastante positivos, especialmente quando o texto literário era trabalhado com auxílio de hipertextos que mais se aproximavam de suas realidades.

Biografia do Autor

  • Naylane Araújo Matos

    Graduada em Licenciatura plena em Letras – Língua Inglesa e Literaturas pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Tendo sido bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e bolsista PICIN/UNEB na Iniciação Científica. Atualmente, é aluna especial no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina; e pesquisadora no grupo de pesquisa LEFOR – Linguagem, estudos culturais e formação do leitor. Principais áreas de atuação e interesse: Leitura e formação de leitores, literatura inglesa, crítica literária feminista, tradução feminista.

Downloads

Publicado

15-08-2016

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

«Literatura E Ensino De língua Inglesa: A Experiência Do estágio Como Momento prático Na formação Docente». 2016. Estrema: Revista Interdisciplinar De Humanidades 1 (8): 19. https://estrema.letras.ulisboa.pt/ojs/index.php/estrema/article/view/56.