Literatura e ensino de língua inglesa: a experiência do estágio como momento prático na formação docente
Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Formação docente, literaturaResumo
Este trabalho apresenta o relato e as reflexões acerca da experiência dos Estágios vivenciados no Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ DCH IV, Brasil, no período de 2012 a 2014. Os Estágios I, III e IV que aconteceram nas escolas públicas Deocleciano Barbosa de Castro e Padre Alfredo Haasler, em Jacobina, no interior da Bahia, tiveram como foco a literatura, mais especificamente no uso desta área do conhecimento junto ao ensino de Língua Inglesa. O Estágio de observação teve como objetivo a investigação do uso do texto literário nas aulas de inglês. Nos Estágios de regência, o objetivo foi promover o conhecimento da língua alvo através de leituras de excertos de textos literários mediados por hipertextos, tais como músicas, vídeos, imagens e filmes.Durante o Estágio I,o uso do texto literário não foi constatado. Durante os EstágiosII e IV, os alunos, de modo geral, pouco participaram das atividades avaliativas, contudo, sua participação em sala de aula, comentários, inferências e conexões foram bastante positivos, especialmente quando o texto literário era trabalhado com auxílio de hipertextos que mais se aproximavam de suas realidades.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A estrema disponibiliza todos os seus números em acesso aberto. Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação dos seus textos, de acordo com o estipulado pela licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite que terceiros partilhem o trabalho, desde que seja dada a devida atribuição de autoria e referência à publicação original nesta revista.